Coordenadores

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Saiba o que rolou no evento de Maio/2017


O evento do mês de Maio do GUTS-RS, realizado no dia 30 na PUCRS, apresentou a 1ª edição do GUTS Talks de 2017 com o tema Soft Skills: A importância de atributos e competências pessoais na carreira de testes.

Quatro palestrantes tiveram 15 min cada para falar sobre diferentes habilidades indispensáveis para qualquer profissional, em especial os que trabalham na área de qualidade de software.

Público presente no evento :)
Elias Nogueira abriu o evento apresentando as cinco disfunções de um time, do autor Patrick Lencioni, que consiste em uma sequência de cinco passos a serem percorridos para transformar sua equipe em um time eficaz. Elias instigou o público presente a refletir sobre a importância do conflito (saudável) em um time, uma vez que opiniões diferentes também possuem pontos em comuns e que devem ser considerados.

Dentre os diversos assuntos, o palestrante falou sobre facilitação como forma de ajudar os times a terem um entendimento comum sobre os requisitos e focar no mesmo objetivo. Uma possível solução seria a utilização do Example Mapping, uma técnica para facilitar o entendimento de requisitos. Além disso, Elias abordou a resolução de problemas através do Impact Mapping e do T-Shaped para aprender sobre o domínio de negócio.

Elias Nogueira e Alekson Fortes
O 2º talk foi apresentado por Alekson Fortes que falou sobre PNL (Programação Neurolinguística) na comunicação dos testes. A PNL permite compreender melhor nosso funcionamento interno, identificar nossos modelos mentais, para que possamos questioná-los, refletir sobre os mesmos e se é preciso ressignificá-los (IBGA).

Alekson compartilhou a sua experiência pessoal sobre como a PNL o ajudou a se tornar uma pessoa comunicativa e apresentou a técnica Rapport, usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. O palestrante também compartilhou dicas sobre como elaborar perguntas mais assertivas que facilitam a comunicação entre testadores e desenvolvedores.

Joelma Guedes falou logo em seguida sobre relacionamento interpessoal e mostrou que competências sociais estão relacionadas a adaptação ao contexto e a situação. Joelma destacou as principais habilidades sociais no trabalho que todo o testador deve compreender e praticar no seu dia-a-dia: automonitoramento, comunicação, empatia, civilidade, assertividade e trabalho em equipe.

A palestrante deu dicas valiosas para se destacar, tais como: trabalhar orientado ao usuário, ter foco em resultados, manter uma boa reputação, investir em conhecimento, encarar os desafios e investir em idiomas, inclusive o português!

Joelma Guedes e Mariana Moura
O último talk foi o da Mariana Moura, que apresentou sobre comportamento profissional como um diferencial na área de qualidade de software. A sua experiência trabalhando com gestão de pessoas revelou que profissionais com boa capacidade de comunicação (escrita, verbal), que consigam transitar em áreas distintas e são excelentes técnicos compõem o perfil desejado por diversas empresas.

Mariana apresentou exemplos práticos que qualificam o comportamento profissional e destacou que conhecimento técnico não é o suficiente para manter uma boa carreira dentro da empresa. Ser empático, respeitar os valores e cultura da organização e saber receber feedback são características fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Para fechar a noite, os palestrantes foram convidados para iniciar o fishbowl sobre soft skills. Esse foi o momento onde o público teve espaço para participar do evento, esclarecendo dúvidas e compartilhando os seus pontos de vista. Assuntos como trabalho em equipe, cultura organizacional, feedback e empatia geraram bons debates e fizeram com que os participantes refletissem sobre a sua carreira profissional.

Público interagindo durante o fishbowl 
Confira os slides das palestras através da nossa página no Slideshare e fique por dentro do que rolou no evento!


Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. No mês que vem tem mais evento do GUTS-RS! Fiquem ligados ;)

0 comentários: