sexta-feira, 28 de abril de 2017

Saiba o que rolou no evento de Abril/2017

O evento do mês de Abril do GUTS-RS, realizado no dia 26 na PUCRS, teve como tema o Behaviour-Driven-Development (BDD), uma técnica para implementar uma aplicação a partir da descrição do seu comportamento de um ponto de vista dos seus Stakeholders

Ana Hermann, desenvolvedora Java e .Net na DBServer, iniciou o evento fazendo uma breve introdução sobre o BDD, apresentando a sua sintaxe básica (Dado que.. Quando... Então...) e as suas vantagens tais como aproximar a área técnica da área de negócio e gerar uma documentação "viva".

Logo após, Ana iniciou a 1ª etapa do workshop sobre BDD através da dinâmica BDD Warriors, que, na verdade, é um jogo para apresentar o BDD as equipes e estimular a criatividade dos times. Além disso, o jogo explora os conceitos e vantagens do uso de BDD, motiva a criação colaborativa de cenários, e aborada a relação entre BDD e automação de testes como ferramentas independentes uma da outra.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna
Anna Hermann falando sobre BDD
Grupos de 5 a 6 pessoas foram formados e os participantes tiveram 30 min para jogar. Cenários dos mais diversos (e engraçados) foram criados de forma colaborativa com a ajuda de facilitadores. O BDD Warriors é um jogo print&play e está disponível gratuitamente para download no blog do BDD Warriors.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sentadas e área interna
Pessoal jogando o BDD Warriors
Após todos terem usado e abusado de suas criatividades no jogo, fizemos uma pausa e, então, a segunda parte foi iniciada. A Ana apresentou o Example Mapping, uma técnica para estruturar a conversa em torno de uma estória, e propôs uma nova dinâmica: exercitar a escrita de estórias, regras, exemplos e perguntas. Logo após, as vantagens do uso dessa técnica foram discutidas com os participantes.

A Ana também apresentou algumas dicas de sintaxe avançada para a escrita de BDD e automação de testes bem como algumas dicas para a escrita de cenários. Para finalizar, a facilitadora convidou os participantes a reunirem-se em grupos novamente para a escrever os cenários dos exemplos levantados no exercício anterior e debateu com todos sobre as lições aprendidas durante o workshop.

Para conferir mais jogos e recursos sobre BDD, clique aqui.

Você também pode conferir os slides da palestra através da nossa página no Slideshare:


Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. No mês que vem tem mais evento do GUTS-RS! Fiquem ligados ;)

Um comentário:

Karthika Shree disse...

Somebody necessarily help to make severely posts I might state. This is the first time I frequented your website page and to this point? I surprised with the research you made to create this particular post extraordinary. Well done admin..
PEGA Training in Chennai