Coordenadores

domingo, 30 de outubro de 2016

Saiba o que rolou no evento de outubro/2016


No dia 13/10 aconteceu o 8º evento presencial do GUTS-RS em 2016 e nesta edição apresentamos o MBehavior, um framework de automação de testes multiplataforma para BDD.

Público presente no evento
Antes de apresentar o seu framework, Roger Ritter iniciou a palestra falando sobre TTM (Time To Market) e BDD (Behavior-driven development). Roger comentou sobre os desafios de entregar software rapidamente em produção sem comprometer a sua qualidade e como os frameworks e metodologias disponíveis no mercado podem auxiliar no desenvolvimento de software ágil. Nesse contexto, BDD tem muito a contribuir já que é uma técnica de desenvolvimento que aproxima e estimula a colaboração entre todos as partes envolvidas no ciclo de desenvolvimento de software e auxilia na automação de testes.

Roger Ritter apresentando o seu framework
O desafio de construir o framework MBehavior surgiu de um problema encontrado por Roger quando a aplicação web que ele testava passou a ser disponibilizada na plataforma mobile. Haviam mais de 300 cenários de testes, sendo que 90% estava automatizado utilizando jbehave, porém o trabalho desenvolvido, até então, na plataforma web não poderia ser reutilizado na plataforma mobile por não serem compatíveis. Logo, ele teria muito retrabalho pela frente... E como resolver isso?

A solução encontrada por Roger foi desenvolver um framework open-soure, no qual executaria cenários no formato BDD para a realização de testes funcionais nas plataformas: web, mobile e desktop. Trabalho que foi tema do seu mestrado.

O palestrante apresentou brevemente a arquitetura da sua solução e logo em seguida fez um hands on mostrando na prática como o MBehavior funciona. O público presente teve a oportunidade de interagir e propor melhorias para o framework, o que contribuiu bastante para o trabalho do palestrante.

Hands on: MBehavior na prática 
O GUTS-RS agradece ao palestrante Roger Ritter por ter colaborado com a nossa comunidade ao compartilhar o seu framework de automação de testes (que será disponibilizado em breve no github).

Evelise Freitas. Roger Ritter e Moisés Ramírez
Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


Agradecemos a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em novembro tem o último evento presencial do ano!

terça-feira, 18 de outubro de 2016

GUTS Universitário - SENAC Informática


Vem aí a 2ª edição do GUTS Universitário! No dia 26 de outubro, as 19h, profissionais da nossa comunidade estarão reunidos no SENAC Informática para compartilhar as suas experiências sobre a Carreira de Testes. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser realizadas através do Portal SENAC-RS. Clique aqui e faça a sua inscrição!


O principal objetivo do GUTS Universitário é aproximar o GUTS-RS com a comunidade acadêmica através de encontros e palestras dentro de universidades e demais instituições de ensino. Venha aprender com profissionais da área sobre o papel do testador de software, entenda como ele interage com os demais membros do time de desenvolvimento, conheça o mercado de trabalho e muito mais!

 Clique aqui e faça a sua inscrição

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Prêmio Artigo de SUCESU-RS 2016


A SUCESU-RS está lançando a terceira edição do Prêmio Artigo de SUCESU-RS 2016, que tem por finalidade estimular e fortalecer a discussão e pesquisa sobre temas relacionados a Tecnologia da informação junto a comunidade.


A intenção da SUCESU-RS, e de seus Grupos de Usuários (GUs), é possibilitar a maior integração entre os profissionais ligados à área de Tecnologia da Informação e contribuir para difusão de conhecimento através dessa da divulgação de artigos sobre  temas relacionados a TIC.

O tema para os artigos será: Computação Positiva.

Os artigos poderão ser enviados a partir de 17 de outubro à 28 de outubro de 2016, por e-mail, diretamente para eventos@sucesurs.org.br. Se você faz parte da nossa comunidade de testes, escreva no e-mail que foi indicado pelo GUTS-RS e coloque o seguinte endereço de e-mail na cópia: coord-guts-sucesu-rs@googlegroups.com

Os Artigos serão avaliados por uma Comissão Julgadora formada pela Diretoria da SUCESU-RS.

A Comissão Julgadora fará a votação dos artigos segundo os critérios definidos no regulamento:  

Os três autores dos artigos finalistas serão convidados a participar do jantar de Premiação da SUCESU-RS e terão seus artigos publicados no Anuário da SUCESU-RS 2016. O grande vencedor será conhecido nessa noite e fará jus ao Prêmio Artigo de SUCESU-RS 2016.

No ano passado a grande vencedora do Prêmio Artigo GU de SUCESU-RS foi a Kamilla Queiróz, que é participante da nossa comunidade de testes. Então, quem vai ganhar neste ano?


quinta-feira, 13 de outubro de 2016

GUTS Talks - Soft Skills


Vem aí a 2ª edição do GUTS Talks de 2016. Que tal um evento com quatro palestrantes com apresentações bem rápidas e muita troca de ideias?


O objetivo do GUTS Talks é reunir palestras de curta duração (15min) em um único evento com um fishbowl de encerramento (um bate-papo bem aberto) para trocar ideias e esclarecer dúvidas.

Essa edição do GUTS Talks é sobre Soft Skills. Sabemos que conhecimento técnico é muito importante para a nossa profissão, porém habilidades e aptidões interpessoais podem ser um diferencial na sua carreira. Ambientes em constante mudanças, diferentes metodologias de desenvolvimento e trabalho em equipe são apenas alguns dos exemplos onde planejamento, liderança, comunicação e mudança de mindset estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia.

A intenção do GUTS-RS é fomentar a participação da comunidade de testes para compartilhar o seu conhecimento de forma bem simples e descontraída. A duração total do evento será de 1h30min. Sendo quatro palestras de 15 min cada e um fishbowl de 30min.

Curtiu a ideia? Então, bora submeter o seu talk! Compartilhe com a comunidade sobre como soft skills podem contribuir para uma atividade específica de QAs e testadores. Vale qualquer prática, como reuniões de time (planning, restrospectivas, etc.), análise e planejamento de testes (criação casos de testes, testes de aceitação, BDD, estratégia de testes,etc.), trabalho em equipe, comunicação e outras soft skills que você julgar importante para a nossa profissão.

 Estamos planejando o evento para o mês de novembro.