Coordenadores

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Saiba o que rolou na 2ª edição do GUTS Universitário de 2016


No dia 26 de outubro aconteceu a 2ª edição do GUTS Universitário de 2016. Profissionais da nossa comunidade compartilharam as suas experiências sobre a Carreira de Testes para alunos do SENAC Informática.

Auditório do SENAC Informática lotado
O principal objetivo do GUTS Universitário é aproximar o GUTS-RS com a comunidade acadêmica através de encontros e palestras dentro de universidades e outras instituições de ensino. Nesta edição, Francielle Vareira, Joyce Bastos e Samuel Lucas falaram sobre o papel e a importância do testador no ciclo de desenvolvimento de software.

Os palestrantes apresentaram casos reais de falhas que aconteceram em produção e os impactos que elas tiveram nas empresas e nos usuários, chamando a atenção para as consequências da falta de testes ou de um teste mal planejado. Eles falaram também sobre os diversos papéis que o profissional de testes pode desempenhar. Papéis que começam do nível mais iniciante, como testador, até o nível gerencial, como gerente de testes, e destacaram a sua interação com os membros do time de desenvolvimento, analistas de negócio e até mesmo com os clientes/usuários finais.

Fran, Joyce e Samuel apresentando sobre a Carreira de Testes
Foi ressaltado que o profissional de testes pode atuar em diversas áreas podendo especializar-se em um ou mais tipos de testes tais como segurança, performance, funcional, entre outros. Isso lhe permite focar em áreas não técnicas e outras mais técnicas, que exigem conhecimentos em programação para desenvolver testes automatizados. Ou seja, existe espaço para diferentes perfis dentro da profissão. Além disso, os palestrantes diferenciaram a atuação do testador conforme a metodologia de desenvolvimento utilizada nos projetos de software (cascata ou ágil).

Cases foram apresentados ao longo da apresentação para facilitar o entendimento dos conceitos sobre a área de qualidade e testes de software e a platéia mostrou-se interessada na profissão de testador de software. Após a apresentação, foi disponibilizado espaço para perguntas e o público esclareceu diversas dúvidas sobre temas tais como certificações, cursos e como iniciar na área de testes.

O GUTS-RS agradece aos palestrantes por terem contribuído para o projeto GUTS Universitário e por compartilharem a sua paixão pela nossa área <3 Com certeza vocês "plantaram uma sementinha" e quem sabe não teremos novos colegas de profissão?

GUTS Universitário edição SENAC Informática
Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


Até a próxima edição do GUTS Universitário!

0 comentários: