Coordenadores

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Saiba o que rolou no evento de agosto/2016


No dia 24/08 o GUTS-RS realizou o seu 6º evento do ano e a edição de agosto foi realizada em parceria com o GUIX. Os grupos de usuários trouxeram a palestra Projetar e Testar Interfaces com UX é mais fácil do que você imagina que teve como objetivo desmistificar a UX, demonstrando como ela pode ser inserida em projetos de software em vários estágios, em sua concepção, desenvolvimento ou finalização.

Público presente no evento
Rubem Pechansky, mestre em Design e Tecnologia pela UFRGS e Diretor da Hypervisual, abriu o evento falando sobre a importância do UX design e o seu impacto na indústria tecnológica. Rubem trouxe exemplos mostrando na prática como aplicações ou produtos interativos tem cada vez mais melhorado a experiência dos usuários e gerando novos negócios.

O palestrante mostrou que com o devido planejamento é possível projetar interfaces com UX nos estágios iniciais do projeto e destacou a importância de incluir designers dentro das Sprints para que possam interagir com os demais membros do time de desenvolvimento.

Rubem Pechansky
Fábio Siscate, formado em Ciências da Computação pela PUCRS e sócio da empresa Zero-Defect, deu continuidade ao evento falando sobre testes de interface com UX. Fábio demonstrou que técnicas como heurísticas, ISO e checklists podem ajudar o testador a garantir que a aplicação tenha boa usabilidade. As heurísticas de Nielsen, ISO 9241-10, 9241-11, 9241-12 e 25000 podem ser um bom começo para quem quer realizar testes de usabilidade e não tem como realizar testes diretamente com os usuários finais, destacou Fábio.

O palestrante reforçou que além de ser funcional, a aplicação necessita ser responsiva. Para analisar a performance, Fábio sugeriu ferramentas como JMeter, Google PageSpeed e New Relic.

Fábio Siscate
Um bate-papo empolgante com os palestrantes encerrou o evento. O público presente interagiu tirando dúvidas e compartilhando experiências sobre UX. Foi uma troca de experiências muito produtiva!

O GUTS-RS agradece ao GUIX pela parceria na realização do evento e aos palestrantes, Rubem e Fábio, por terem colaborado com a nossa comunidade ao compartilhar o seu conhecimento sobre UX.

Coordenadores dos grupos de usuários GUIX e GUTS-RS
Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra de Fábio Siscate, seguem os slides:


O GUTS-RS e o GUIX agradecem a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook. E fiquem ligados, em setembro tem mais! 

0 comentários: