Coordenadores

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Saiba o que rolou no evento de Novembro/2015


Olá pessoal,

No dia 17/11 foi realizado o 9º e último evento presencial do GUTS-RS em 2015! Trouxemos um assunto que foi sugerido ao longo do ano nas fichas de avaliação dos eventos do GUTS-RS para finalizar os eventos presencias do ano: testes de performance.

Giovani Facchini apresentando sobre Performance Engineering
Na verdade, o assunto foi além dos testes de performance, envolvendo a engenharia de desempenho. A palestra foi conduzida por Giovani Facchini. Giovani tem mais de 11 anos de experiência com TI sendo 10 destes focados em Performance Engineering. Já trabalhou para a Dell, HP/T&T e RNP. Possui Mestrado em Computação Aplicada pela Unisinos e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Giovani iniciou a palestra instigando o público a refletir sobre problemas que afetam operações e até mesmo as nossas vidas quando nos deparamos com sistemas lentos que levam o usuário a não completar uma determinada ação ou atividade (seja uma compra, matrícula, etc.) e o quanto isso impacta o negócio de empresas com a perda de usuários ou clientes.


O planejamento da engenharia de desempenho foi amplamente debatido com destaque para:
  • Ambiente: Criação de um novo, utilização de um já existente, benchmark, cloud ou lab?
  • Transações: Mais utilizadas (pareto), críticas para o negócio, pesadas (consumidora de recursos)
  • Dados: Volume atual, crescimento futuro, índices (Leitura x escrita)
  • SLA: definição de um contrato entre o fornecedor de serviços de TI e o cliente 
A importânica de desenvolver scripts e codificar webservices (quando não existentes) para simular a troca de mensagens e até mesmo simular a interação do usuário com o software a fim de monitorar o tempo de resposta também foram abordadas. Giovani destacou a importância de cuidar o nível de monitoramento a ser adotado, pois ele pode afetar o ambiente e atrapalhar a performance do sistema.


Diversos problemas de performance foram levantados, tais como:
  • Gargalo de hardware
  • Gargalo Lógico (threads, pools, concorrência)
  • Gargalo de Banco (concorrência, índices)
  • Gargalo de Arquitetura (desenvolvimento)
Para finalizar, o palestrante listou diversas ferramentas (pagas e gratuitas) que podem ser utilizadas nos testes de performance (confira nos slides abaixo).

Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo da palestra, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.


Deixamos o nosso muito obrigado à todos os que participaram dos eventos realizados ao longo de 2015. O GUTS-RS só existe por causa de vocês e a sua participação é fundamental para o sucesso dos eventos, geração de conhecimento e troca de experiências. Esperamos vê-los ano que vem e, por que não, como palestrantes?! ;)


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

0 comentários: