Coordenadores

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Saiba o que rolou no evento de Junho/2015


Olá pessoal,

Na última quinta-feira (25/6) tivemos mais um evento do GUTS-RS realizado com sucesso! O tema foi "Combatendo a síndrome do 'testa ae' com sessões de testes exploratórios" que teve como foco a descrição dessa prática de testes através de uma divertida história motivadora.


O palestrante da noite foi Gabriel Oliveira, que trabalha como Analista de Teste na HP, é um dos coordenadores do GUTS-RS e agitador de Hangouts. 

A palestra começou com a apresentação da situação que muitos testadores "sofrem" no dia-a-dia: a de serem desafiados a exercer as suas atividades de teste sob um prazo rígido e sem condições aparentemente justas de trabalho. 

A técnica de Testes exploratórios baseados em sessões foi a forma profissional e organizada de solucionar este desafio comum a tanta gente, fazendo uso de uma missão motivadora, um template de reporte simples, um tempo pré-determinado de teste e reuniões de revisão do trabalho realizado. Heurísticas foram citadas, mas o detalhamento e exemplificação delas ficou para uma outra palestra.

Por fim, um programa-desafio e prêmios diversos incentivaram a platéia a permanecer um pouquinho mais e tentar descobrir o que um programa fazia. No fim, uma barra de chocolate premiou quem descobriu que o programa decidia se os três campos de entrada formariam os lados de um triângulo ou não, através do teorema de inequalidade de triângulos.

Gabriel Oliveira falando sobre Testes Exploratórios

Para quem não pôde participar ou para quem quer mais detalhes sobre a palestra, seguem os slides:


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:



0 comentários: