Coordenadores

sábado, 18 de julho de 2015

Saiba o que rolou no evento de Julho/2015


Olá pessoal,

No dia 16/07 foi realizado mais um evento presencial do GUTS-RS! Este foi o 1º workshop do ano, onde o foco foi testes automatizados para dispositivos móveis com Appium.

O workshop foi conduzido pelo Elias Nogueira, consultor em Teste e Qualidade de Software na Qualister e Professor de Pós Graduação em Qualidade de Software na Uniasselvi (Blumenau/SC) e Unisinos (São Leopoldo/RS).

Elias Nogueira conduzindo o workshop
Uma breve introdução foi apresentada para que o público presente entendesse o que é o Appium e como ele funciona. Essa é uma ferramenta open source para automatizar aplicações mobile nativas ou híbridas para iOS, Android e aplicações web mobile para os browsers nativos do iOS, Android ou Google Chrome.

Foram apresentados também conceitos sobre a arquitetura e o design do Appium que, por ser um servidor web que expõe uma API REST, permite ter diferentes linguagens de programação para escrever os testes e rodar os testes em máquinas totalmente separadas.

Após contextualizar o uso e o funcionamento da ferramenta, o Elias propôs uma dinâmica de automação com o Appium que foi a seguinte:

  • Apresentação de cada ponto sobre Appium
    • Instalação da app
    • Inserção das DesiredCapabilities
    • Inserção da interação com a app
    • Inserção das validações
  • Execução do script

A galera não perdeu tempo e botou logo a mão na massa! O público foi convidado a trazer o seu notebook para praticar o uso da ferramenta com o apoio do instrutor.



Se você não pôde participar ou gostaria de ver mais detalhes sobre o conteúdo do workshop, seguem os slides:


O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.

Lembrando que para confirgurar o seu notebook, basta seguir os passos do seguinte link:http://qualister.info/workshops/appium/pre_condicoes/


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:



0 comentários: