Coordenadores

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Saiba o que rolou no evento de Maio/2015


Olá pessoal,

O GUTS-RS apresentou a 1ª edição do GUTS Testing Games no evento do mês de Maio. O formato desse tipo de evento tem como objetivo compartilhar o conhecimento sobre testes de software de uma forma diferente: através de jogos.

Alejandro Olchik trabalha em projetos ágeis de desenvolvimento de software há mais de 10 anos e conduziu a dinâmica da noite utilizando o jogo Jenga.

Alejandro Olchik explicando as regras do jogo
O desafio proposto foi construir uma estrutura com pelo menos 3 andares, utilizando 27 peças do jogo Jenga, sendo que todas essas deveriam estar encostadas e faces idênticas não poderiam se tocar. Além disso, a estrutura deveria ser firme o suficiente para sustentar um livro.

Torre construída pelo Grupo 3
O público presente foi distribuído em 4 grupos formados por 9 participantes cada. Duas pessoas desempenharam o papel de testador e o restante representou a equipe de desenvolvimento. O jogo foi divido em 3 rodadas onde os times tiveram 3 minutos para planejar e 12 minutos no máximo para executar cada uma delas. As rodadas contaram com defeitos previamente estabelecidos (o time de desenvolvimento não tinha conhecimento sobre eles) onde os testadores participaram da seguinte maneira:
  • 1ª rodada: validação no final
  • 2ª rodada: validação a cada 6 peças
  • 3ª rodada: validação a cada peça
A proposta do jogo foi mostrar as vantagens e desvantagens do papel do testador nas principais metodologias de desenvolvimento de software: cascata, iterativo-incremental e ágil. Dentre os principais aprendizados destacou-se:
  • Pode não haver tempo suficiente para correção de defeitos quando os testes são realizados somente na fase final do projeto
  • Entregas menores permitem que defeitos sejam encontrados mais cedo no projeto
  • Entregas menores devem ser testáveis, caso contrário pode representar desperdício de tempo
  • Os testadores possuem um papel muito importante quando são envolvidos desde o início do projeto (inclusive podem identificar defeitos antes mesmo deles serem introduzidos)
  • O trabalho rende mais quando todo o time "pega junto"
Grupo vencedor
O GUTS-RS agradece a presença de todos! As fotos do evento podem ser conferidas na nossa página no Facebook.


Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:

0 comentários: