Coordenadores

domingo, 28 de setembro de 2014

Resumo: Palestra sobre TDD + Coding DOJO


O GUTS-RS em parceria com o RSJUG realizou no dia quatro de setembro mais uma palestra sobre o polêmico Test-Driven Development (TDD).

Dionatan Moura abriu o evento apresentando os principais conceitos sobre TDD através de uma abordagem simples e com muitos detalhes sobre a essência desta técnica de desenvolvimento. "O foco do TDD não é teste e sim o design" destaca Daniel que trouxe discussões bem interessantes com testadores e desenvolvedores presentes.

A sua palestra pode ser conferida clicando aqui.
Dionatan Moura - TDD: A essência do mantra

A segunda e última palestra da noite foi com Daniel Amorin. Através de um debate bem aberto, Daniel destacou a confiança que o TDD agrega ao código uma vez que testes são desenvolvidos e os impactos das mudanças podem ser rapidamente validados. Além disso, construir uma coisa de cada vez é importante para obter êxito ao utilizar essa técnica.
Daniel Amorin - TDD is alive

O debate gerou questionamentos sobre as dificuldades em estimar o esforço de desenvolvimento e teste utilizando TDD bem como conseguir adotá-lo em equipes que trabalham com desenvolvimento castaca (waterfall). O assunto teste ágil foi sugerido como tema para um próximo evento do GUTS-RS e já está no nosso backlog.

Para finalizar, Dionatan Moura rodou uma sessão de Coding DOJO no formato Kata para solucionar um problema proposto pelos presentes.
Dionatan Moura - Coding DOJO Kata

O GUTS-RS e o RSJUG agradecem aos presentes pela contribuição nos debates e esperamos vê-los nos próximos eventos!

Para quem ainda não deu aquela curtida na nossa página no Facebook ou aquela seguida no nosso Twitter, seguem os principais meios de comunicação para acompanhar os eventos do GUTS-RS e trocar ideias sobre testes de software:


0 comentários: