Coordenadores

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

04 de outubro de 2010 -- Evento do GUTS-RS sobre Test Process Improvement


Para fazer sua inscrição, acesse o site da SUCESU-RS.


O que?
Discutir melhoria de processo de teste de software (TPI - Test Process Improvement) através de um painel com André Farina e Eduardo Pretz.


Quando?
04 de outubro, das 19h as 21h30min na PUC-RS. A sala é a 207 no prédio 32.


Vai ajudar quem?
Vamos arrecadar alimentos não perecíveis e roupas para doação a entidade Kinder.


Qual o objetivo do evento?
Não existe fórmula pronta que indique qual o processo de teste ideal para uma empresa de desenvolvimento de software. Os modelos de processo de teste conhecidos costumam formar soluções fechadas, às quais as empresas frequentemente necessitam se adaptar. A evolução do processo de teste deve levar em consideração o perfil e a cultura de desenvolvimento adotados pela empresa, num nível maior ou menor de agilidade. Neste contexto, o TPI (Test Process Improvement) de Tim Koomen e Martin Pol, apresenta 20 áreas-chave que evoluem e se adaptam às necessidades de teste das empresas, não sendo uma fórmula pronta, mas uma abordagem que molda um conjunto de práticas que tragam uma relação custo-benefício mais apropriada ao momento da empresa. Este modelo, ao mesmo tempo, proporciona que se vislumbre os próximos níveis de amadurecimento que a empresa necessita atingir para tornar seu processo de teste mais efetivo e que aumente o controle sobre a qualidade dos produtos gerados ao longo do processo de desenvolvimento.
O objetivo deste painel é percorrer as áreas-chave propostas pelo TPI, contextualizando-as e analisando sua aplicabilidade e evolução, nos ambientes de desenvolvimento e teste de software.


O evento começa com uma boas vindas e networking entre os participantes e o painel ocorre das 19h30min as 21h. Venha participar!


* KOOMEN, Tim & POL, Martin. Test Process Improvement: A step-by-step guide to structured testing. Addison-Wesley Professional, 1999.




Quem vai estar no painel?


André Farina
Mestre em Ciências da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do
Rio Grande do Sul. Tem experiência acadêmica na área de Ciência da
Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos temas de Qualidade de software e teste de software, tendo atuado em projetos de pesquisa como o Centro de Pesquisa em Teste de Software (Convênio HP Brasil e PUCRS) e como docente dos cursos de bacharelado e graduação tecnológica em Computação da Universidade Luterana do Brasil, além da primeira edição do Pós-graduação em Teste e Garantia da Qualidade de Software (Convênio HP Brasil e Feevale). Atualmente, com mais de 10 anos de experiência profissional na área de teste de software, é Gerente de Qualidade de Software na Hewlett-Packard Brasil Ltda, coordenando a formação de profissionais de teste de software nas áreas de Computação Enterprise.


Eduardo Pretz
Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de software, processos de software e teste de software. É certificado CBTS - Certificação Brasileira em Teste de Software pela Associação Latino Americana de Teste de Sofrtware e CSQA-Certified Software Quality Analyst, pelo Quality Assurance Institute. É membro do comitê de inovação da ALATS e Diretor da Novah Advising, Consultoria e treinamento em processos de software. Atua como Implementador MPS.BR e CMMI junto à Engsoft - Soluções para processos. Atualmente é coordenador da Pós-Graduação em Teste e Garantia da Qualidade de Software, parceria ente a Universidade Feevale e a HP do Brasil.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Evento: Realizando a gestão de testes e o controle de defeitos com o apoio de ferramentas


Foi realizado, ontem dia 23/09/2010, o evento "Realizando a gestão de testes e o controle de defeitos com o apoio de ferramentas. "

A palestra foi ministrada pelas integrantes do próprio GUTS, Viviane Rangel (AGHU/MEC) e Márcia Guarnieri (Dell).

Durante a palestra foi mostrado ao público, como ferramentas open source podem auxiliar a gestão da atividades de teste.
As ferramentas apresentadas, foram: TestLink para criação e execução de casos de teste integrada à ferramenta de bugtracking Mantis.

Além disso, foi abordado tambem, como fazemos um reporte de defeitos mais eficiente, boas práticas desta atividade e a abordagem a ser utilizada por nós testadores, junto aos nossos colegas desenvolvedores, no que se refere a identificação e relato dos temidos bugs.

O evento contou com a participação de 28 pessoas, as quais agradecemos a presença.

Nao podemos deixar de agradecer também à Jaque representante da TargetTrust, empresa que patrocinou o nosso cofee-break.
Os alimentos arrecadados foram levados pela representante da instituição Via Vida - www.viavida.org.br


Os slides do evento estão disponiveis:



Seguem algumas fotos do evento:













Coordenação do GUTS: Márcia, Antônio, Viviane e Guilherme

Integrantes do GUTS estrearam sua camiseta patrocinada pela TargetTrust e Trevisan Tecnologia
Evento contou com o Patrocínio da Target Trust - www.targettrust.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Testing Day III na PUC




A Faculdade de Informática da PUC-RS vai sediar o Testing Day III, evento que promove a interação entre profissionais de TI e acadêmicos, na terça-feira, 14, das 13h às 21h30. O evento ocorre no auditório da instituição (Ipiranga, 6681), em Porto Alegre.

O debate é realizado pela PUC-RS, Tecnopuc, Dell, HP, Stefanini e Zero-Defect e tem entre os apoiadores o GUTS-RS.

O Testing Day surgiu através de uma iniciativa de compartilhar conhecimento, onde a PUCRS, as empresas Dell Computadores do Brasil, HP Brasil, Stefanini IT Solutions e Zero-Defect Test House, se uniram para promover o intercâmbio de informações e experiências na área de Teste de Software entre a academia e as empresas envolvidas no processo de desenvolvimento, a fim de gerar debates e fomentar o progresso da área.

A programação do Testing Day III traz aos participantes o conhecimento sobre as tendências de mercado, pesquisa de software e análise do case Homologação do Canal Online da Telefônica.

Mais informações e inscrição pelo fone (51) 3320-3680 ou na secretaria da PROEX (prédio 40, sala 201 do Campus da PUC-RS).

Data do evento: 14/09/2010
Local: Auditório da Faculdade de Informática (Prédio 32 – Térreo)
Horário: das 13:00 às 21:30

As inscrições podem ser realizadas até o dia 13/09 no site do evento: Inscrições

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Novo evento: Realizando a Gestão de Testes e o Controle de Defeitos com apoio de ferramentas







Resumo do evento:

O gerenciamento das atividades de testes desenvolvidas durante o processo de construção de software é de fundamental importância.
As ferramentas de suporte a testes de software e bugs é algo que auxilia na organização dos processos e ajuda a melhorar a produtividade das pessoas que lidam com testes e qualidade de software. Neste cenário, o Mantis e o Testlink se destacam por serem ferramentas de bastante praticidade, facilidade de uso além de serem opensource, entre outros fatores, fornecendo controle para as equipes de desenvolvimento, e justificando assim sua adoção em diversos projetos.
Este evento terá como principal objetivo apresentar as ferramentas Mantis e Testlink, e demonstrar como elas trabalham de forma integrada, propiciando o controle destas atividades, além de apresentarmos e discutirmos padrões (templates) para reporte de defeitos.

Sobre as palestrantes: 

Márcia Guarnieri é Graduada em Informática pela URCAMP (2001) Técnico de Redes (2006) Mestrado PUC/RS (em andamento). Atua com Teste de Software há + de 6 anos, com vasta experiência em projetos de grande e médio porte. Atualmente trabalha como Analista de Teste de Software na HP Brasil, na área de pesquisa e desenvolvimento. Possui certificações Microsoft. Experiência também em empresas de informática com suporte técnico e de ensino, atuando também na área financeira em diferentes instituições. Atua como Instrutora  da Formação Especialista de Teste de Software dos Cursos da Target Trust , além de fazer parte da Coordenação do GUTS.

Viviane Rangel é graduada em Administração de empresas com ênfase em Analise de Sistemas pela PUCRS (2005), Possuir Certificação de Testes CSTE (2007). Possui experiência de 6 anos na área de Testes de Software, onde desempenhou papéis desde testadora à líder de equipe de testes. Atuou em grandes empresas como DBserver, HP e Godigital. Atualmente faz parte da equipe de Qualidade e Testes do AGHU que é um projeto do MEC que visa propiciar a migração de tecnologia do atual sistema gestão hospitalar (AGH) desenvolvido pelo HCPA podendo assim ser levado à outros 46 Hosp. Universitários no país, fortalecendo as melhores práticas de gestão nos Hospitais Universitários Federais do Ministério da Educação. 
Desde 2006 é Instrutora Titular da Formação Especialista de Teste de Software dos Cursos da Target Trust , além de fazer parte da Coordenação do GUTS há 2 anos.

Roteiro:


Hora
Nome do Palestrante
Empresa
Título da Palestra
Breve resumo da palestra
19:00
19:30
Recepção / Boas vindas
19:30
20:15
Viviane Rangel
Márcia Guarnieri
AGHU/HCPA
HP l
Realizando a Gestão de Testes e o Controle de Defeitos com apoio de ferramentas

20:15
20:45
Coffee-Break



20:45
21:30
Discussão com platéia, próximo evento e encerramento





O quê: Realizando a Gestão de Testes e o Controle de Defeitos com apoio de ferramentas
Quando: 23/Setembro/2010, quinta feira
Horário: a partir das 19h00min faremos a recepção, com a palestra iniciando as 19:30h.
Local: FACIN/PUCRS - Indefinido
Valor: leve alimentos não perecíveis - leve quantos quilos quiseres
Instituição beneficiada: Cooperativa Cre-Ser
Inscrições: Aqui